Sobre mim
​Desde a minha graduação e mestrado em Filosofia, realizados na Universidade Federal do ABC (UFABC), investigo como podemos cultivar em crianças e adolescentes os valores necessários para uma vida ética, repleta de significado, na qual os caminhos para a autorrealização pessoal se ligam à busca do bem coletivo.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Atuei por nove anos educando crianças em serviço voluntário, e sempre me encantava com a potência e beleza dos nossos encontros!
​
​
​
​
​
​
​
Fiquei conhecida pelas crianças e jovens como alguém que adorava fazer perguntas cabeludas para eles...
Estava muito claro para mim que ao lado da educação intelectual, era necessário cuidar da Educação para a Vida, trabalhar as habilidades socioemocionais e as grandes questões éticas sobre o sentido da jornada humana, a justiça, o amor e a felicidade.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Me entristece ver a educação formal num pêndulo, entre a extrema precarização, e a suposta excelência, numa busca desumana por resultados e bom desempenho em testes. Essa mesma educação que ignora o ser humano em seu aspecto integral está adoecendo os alunos, que enfrentam grandes turbulências características de nosso tempo: a crise dos relacionamentos na convivência e cyberconvivência, a crise ética do sentido existencial e a crise da saúde mental, todas elas profundamente entrelaçadas.
​
Me perguntava como transformar esses ideais em ações concretas, aplicando uma pedagogia que respeitasse as pesquisas mais recentes sobre o cérebro e o desenvolvimento humano. Através do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) conheci a Pós-Graduação do Instituto Vera Cruz sobre as relações interpessoais na escola, a formação da personalidade ética e o desenvolvimento das competências socioemocionais, onde adquiri uma bagagem teórica sólida, assentada no construtivismo piagetiano, que me ofertou ferramentas práticas para atuar em prol do desenvolvimento da autonomia moral e da vivência dos valores democráticos.
​
Enquanto realizava esse curso, atuei como professora de Competências Socioemocionais e Ética para crianças de 4 a 14 anos, em um colégio particular em São Bernardo do Campo. Cresci muito em contato com meus alunos, e, em pouco tempo, a pandemia nos convidou para um desafio muito maior do que eu poderia imaginar. Trabalhávamos em nossas aulas online valores como resiliência, determinação, empatia, cooperação, mas o que mais me surpreendeu foi a força do vínculo que criamos, simplesmente porque em nossos encontros havia a oportunidade de exercitarmos a fala e a escuta.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Me lembro como eles chegavam sedentos por aquele momento de atenção, em que sentiam que mais alguém se importava com suas vidas. Não com suas notas, ou com a tarefa, mas simplesmente com eles, e isso fazia toda a diferença. A relação que eu desenvolvi com os alunos se demonstrou a minha maior ferramenta pedagógica, com a qual, curiosamente, eu aprendia tanto quanto eles.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Após o nascimento do meu filho, Francisco (Chico), o meu olhar se voltou para as relações familiares. Eu carregava comigo uma pergunta: Como cuidar para que o AMOR não seja apenas uma palavra vazia, mas um guia para as nossas vidas, para a minha própria vida?
A pergunta não era aleatória. Afinal, o amor parece ser a chave para a resolução das três crises que eu listei acima. Ele é a base para uma convivência positiva, é uma resposta para o sentido da vida e, quando se expressa em vínculos de amizade e pertencimento, atua de forma preventiva em relação no tema da saúde mental.
​
Foi no curso de Design de Conexões, oferecido pelo Instituto Amuta, que ampliei minhas ferramentas para desbloquear o fluxo do amor nas relações, criar e nutrir comunidades onde as pessoas se sintam pertencentes, e reconheci a importância de "espalhar a palavra" aplicando essa metodologia para ambientes familiares e educativos.
Hoje procuro convergir meus conhecimentos e experiências dentro da Filosofia da Educação, Psicologia Moral e Design de Conexões para apoiar pessoas a tecer vínculos com base no respeito e no afeto, seja na relação entre adultos, seja com as crianças e adolescentes, compreendendo que a forma como nos relacionamos com o outro é o mecanismo primordial da educação e expressão concreta da busca por uma vida intencional, uma vida com sentido.
​
*
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
PARCERIAS
Atuo como consultora da Convivere Mais, empresa especializada na promoção da convivência ética nas escolas. Trabalho na formação de professores, ministrando aulas em torno de temas como o desenvolvimento moral, conflitos, comunicação construtiva, regras, assembleias, dentre outros, e acompanho uma das turmas da Escola da Família Beacon, em que promovemos encontros entre pais e responsáveis sobre a formação ética de crianças e jovens.
​
Também sou parceira do Espaço O Segredo da Mamãe, clínica de fisioterapia especializada na Saúde da Mulher. Realizo a condução de encontros presenciais para gestantes e puérperas que têm por objetivo tanto a aprendizagem, quanto a formação de uma rede de apoio entre as mulheres participantes. Trabalhamos temas como amamentação, saúde mental, sobrecarga materna, parto, violência obstétrica, maternidade real, dentre outros.
​
​
​
​
​





