
Parentalidade Consciente para
Famílias Imperfeitas.
APRESENTAÇÃO
Quem nunca escutou as seguintes frases: "Criança não tem que querer!" ou "É impossível educar uma criança sem umas palmadinhas"?
Se você já acha essas ideias estranhas, esse é um bom sinal: significa que você faz parte de um movimento de transformação na visão que a sociedade tem da criança e entende que, assim como os adultos, a criança é um sujeito de direitos, que pode manifestar desejos e precisa ser tratada com respeito.
​
Felizmente, cada vez mais famílias passam a reconhecer a necessidade de buscar informações e orientações para exercer a função parental de forma consciente e respeitosa. Quem leva a sério a missão de educar os filhos sente o peso da responsabilidade.
​
Surgem conselhos e dicas de todos os lados: interferências indesejadas de familiares, gurus da internet, sugestões de outras mães: todos prometendo soluções eficientes. Não faltam palpites sobre como devemos agir, entretanto é comum que essas receitas prontas não funcionem para nós porque ignoram que cada filho é um filho, cada mãe é uma mãe, cada pai é um pai, e assim por diante. Esse cenário confuso pode ampliar a sensação de culpa e insegurança que costuma acompanhar mães e pais.
​
Aposto que esse não era o sonho da sua família... imagino que você gostaria de experimentar uma parentalidade mais consciente e reflexiva, que ainda assim fosse leve. Será que isso é possível?
Eu quero te dizer que como tudo nessa vida, a parentalidade oscila e será muitas coisas ao mesmo tempo. Existirão dias leves e dias estressantes, intervenções brilhantes e aquele grito sem estribeiras, escolhas bem pensadas e aspectos obscuros que nos passam despercebidos. Nessa jornada de luzes e sombras, dores e delícias, não se trata de ter sempre as respostas certas, ou ser infalível: é sobre caminhar de forma insistente na direção dos seus valores, daquilo que faz sentido para você e sua família. É mais sobre constância do que sobre perfeição.
Criei esse curso para ajudar outras mães e pais - tão imperfeitos quanto eu - a alinhar a rota e encontrar a direção que os guiará nos caminhos tortuosos do dia a dia com os filhos. Compartilharei princípios que podem ser adaptados à sua realidade, em vez de regras prontas, mas não deixarei de apresentar exemplos práticos que "valem mais do que mil explicações".
​
Desejo que você se sinta acolhida nesse espaço de aprendizado e trocas, e veja esse percurso como um momento de autocuidado e conexão com outras famílias: que seja nutritivo de todas as formas!
​
FORMATO
​
-
6 encontros quinzenais ao vivo pelo Google Meet às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30;
-
Curadoria de materiais para estudo e aprofundamento;
-
Sugestões de atividades para praticar em família;
-
Grupo de Whatsapp temporário para comunicados, dúvidas e trocas;
​
​
DATAS E TEMAS
​
25 de abril
Quem desejamos formar?
A família e a educação em valores.
​
09 de maio
​
Os desafios da parentalidade
A necessidade de uma olhar amoroso para si.
23 de maio
Relações que educam
Pensando a qualidade das relações no ambiente familiar.
​
06 de junho
Comunicação que conecta
Quando a linguagem constrói pontes em vez de erguer muros
​
20 de junho
​
Como lidar com os conflitos?
Sem perder a sanidade!
​
04 de julho
​
Regras
Um caminho entre o autoritarismo e a permissividade
INVESTIMENTO
Até 11 de abril de 2024
​
Em até 12 parcelas de 56,88 pelo Sympla
ou
500,00 via PIX
​
A partir do dia 28 de julho de 2024
​
Em até 12 parcelas de 68,26 pelo Sympla
ou
600,00 via PIX
​
O seu investimento garante:
-
Além da sua participação, a possibilidade de chamar seu companheiro/a ou membro da Rede de Apoio para fazer o curso com você!
-
Acesso a todos os encontros síncronos e suas respectivas gravações (se não puder acompanhar na hora, não tem problema!);
-
Materiais de estudo cuidadosamente selecionados para atender às necessidades do grupo;
-
Atividades assíncronas sugeridas, para colocar a mão na massa!
-
Participação no grupo de Whatsapp exclusivo da sua turma onde as famílias poderão tirar suas dúvidas, além de partilhar os desafios e ideias que surgirem ao longo desse percurso.
​
INSCRIÇÕES
​
​
SOBRE A FACILITADORA
​
​
​
​
Caterine Zapata é mestre em filosofia pela Universidade Federal do ABC, educadora especialista em Convivência Ética pelo Instituto Vera Cruz, Designer de Conexões pelo Instituto Amuta e mãe do Francisco. Atualmente se dedica a investigar como podemos vivenciar valores como AMOR, RESPEITO e JUSTIÇA nas relações humanas, a começar pelo ambiente familiar.
​
​
​
​
​
.png)